domingo, 23 de novembro de 2008

palavra, 2007








Nivardo Victoriano, 2007
Palavra
Performance
Mesa, toalha preta, massa de rocambole, guardanapos, faca, filmadora, DVD.

Palavra trata-se de uma performance desenvolvida a partir de um exercício da disciplina Arte Experimental, ministrada pelo Prof. Herbert Rolim, do Curso de Artes Plásticas do CEFETCE, conforme registro em anexo.
Trata-se de uma ação poética composta por um conjunto de letras (15 x 5 x 10 cm) comestíveis, feito de massa de rocambole, formando o vocábulo “palavra”, sobreposto em uma toalha de mesa preta.
O espectador é convidado a interferir na palavra comível, cortando e degustando as letras, criando assim possibilidades visuais\textuais, na medida em que a supressão de partes do texto vai sugerindo novos termos até desaparecer a palavra/alimento por completo.
Como resultado dessa prática reflexiva proponho a realização desse trabalho , ampliando as letras para 20 x 8 x 15 cm, o que lhe conferirá maior efeito visual e participação do público. A ação deverá ser gravada e o registro em DVD permanecer exposto durante a mostra.
A performance Palavra dá continuidade às pesquisas que venho desenvolvendo com textos híbridos (plástico/vocabular). Neste caso a palavra deixa de ser representação e passa a ser “presentação”, tomando-a de um realismo efêmero.


Nivardo Victoriano
maio 2007

Nenhum comentário: